2007/05/28

NOVOS ROSTOS, NOVA EQUIPA, NOVA NOMENCLATURA

Em breve...
MOGEGE FUTSAL...

COMENTÁRIO 6.ª JORNADA

No passado Sábado, no Pavilhão de Delães, assistiu-se ao último jogo da ADERMogege nesta época de 2006/2007. O jogo foi relativo à 6.ª e última jornada da Prova Extra A. F. Braga e opôs a equipa da casa, às vice-campeãs distritais, o Maria da Fonte.
Assistiu-se, mais uma vez a um espectáculo digno de ser visto, com a equipa de Mogege a mostrar que está no bom caminho e que a próxima época pode ser bem diferente.
O jogo começou com boas jogadas, de parte a parte, embora a espaços o Mogege se superiorizasse e mostrasse muita qualidade de jogo. No entanto, o Maria da Fonte ia equilibrando o jogo e a finalizar a primeira parte, num livre frontal e junto à linha de área, acabou por marcar, colocando injustiça no marcador.
O intervalo chegou com o Maria da Fonte a vencer por 1-0.
A segunda parte começou, não muito diferente da primeira, mas após os 10 minutos iniciais e denotando muito cansaço, a ADERMogege começou a dar espaço às atletas adversárias, que foram aumentado a vantagem. Aos 20 minutos o resultado estava já em 3-0.
Entretanto, num bom lance Sandra marca o golo de honra para o Mogege, que fez com que a equipa acreditasse que ainda era possível, mas o cansaço era cada vez mais notório e o Maria da fonte acabou por marcar mais dois golos, colocando o resultado final em 1-5.
Uma palavra para o público, que se portou à altura do espectáculo.
Por fim, de realçar a excelente primeira parte do Mogege e o fino recorte técnico de algumas atletas do Maria da Fonte. Assim sim, o espectáculo do futsal faz sentido. Basta que as pessoas deixem que as protagonistas sejam apenas as atletas... afinal, elas são as verdadeiras artistas.

RESULTADO 6.ª JORNADA DA PROVA EXTRA

Pavilhão de Delães
Sábado, 26 de Maio, 15 horas

Resultado Final
ADERMogege - 1 : 5 - S. C. Maria da Fonte

2007/05/25

ATLETAS JÚ E LUÍSA DISPENSADAS

As atletas Jú e Luisa foram, no passado dia 22 de Maio, dispensadas pela equipa técnica, deixando assim de trabalhar com a restante equipa.
Estas dispensas seguem a linha implementada, desde sempre, pelos responsáveis da equipa, que assenta fundamentalmente no rigor e forte espírito de grupo.

6.ª JORNADA DA PROVA EXTRA A. F. BRAGA

Pavilhão de Delães

Sábado, 26 de Maio de 2007, 15 horas

ADERMogege vs S. C. Maria da Fonte

COMENTÁRIO 5.ª JORNADA PROVA EXTRA

No passado Domingo jogou-se mais um encontro da Prova Extra da A. F. Braga. O jogo tinha todos os ingredientes para ser uma excelente espectáculo, mas mais uma vez, o espectáculo do jogo transferiou-se, por algumas vezes, para as bancadas. Será assim sempre que algumas pessoas pretenderem ser protagonistas, em vez de deixarem que as verdadeiras artistas sejam as atletas e o futsal que praticam.
Em termos de jogo, estiveram em campo duas equipas que lutaram bastante do primeiro ao último minuto, proporcionando aos presentes elevados momentos de futsal.
O jogo começou com as equipas bastante calculistas, não querendo errar e esperando o erro adversário. O primeiro golo aconteceu para o Guimarães, precisamente num momento em que a equipa de Mogege jogava apenas com 3 atletas, uma vez que a atleta Sandra tinha sido assistida e ainda não tinha reentrado em jogo. Um momento de desconcentração que valeu o 1-0. Ainda na primeira parte e com o jogo a ser dominado pela equipa visitante, aconteceu o empate, com França a marcar um grande golo, deixando a guarda-redes adversária sem qualquer reacção. Finalmente era reposta alguma justiça no resultado.
Na segunda parte a equipa de Mogege vinha decidida a conseguir a vitória, efectuando uma grande exibição, com jogadas de excelente futsal, com rápidas trocas de bola e desmarcações, que pecavam pela falta de concretização. A equipa de Mogege teve 4 situações cara-a-cara com a guarda-redes do Vitória mas não conseguiu concretizar.
Entretanto na bancada os adeptos insultavam a equipa visitante e provocavam o banco de suplentes, talvez pela enorme superioridade que a equipa de Mogege ia demonstrando no ataque e pelo excelente trabalho defensivo, que não permitia à equipa da casa entrar no seu losango defensivo e consequentemente criar perigo.
Após 30 minutos de intenso futsal e quando toda a gente esperava o apito final, Bina, num lance individual perdeu a bola e entre ressaltos, o Vitória conseguiu marcar o golo, que colocava o resultado num injusto 2-1. O árbitro terminou o jogo de seguida.
Para as atletas de Mogege vai o agradecimento, pelos bons momentos de futsal que proporcionaram, demonstrando muita qualidade, muito rigor e muita concentração.
Uma palavra para referir que mais uma vez se lamenta que algumas pessoas usem o futsal feminino para serem protagonistas (mesmo quando cumprem castigo na bancada) quando esse protagonismo deve ser inteiramente das atletas, devendo a preocupação dessas pessoas ser o mau exemplo que constituem para os jovens e os apaixonados da modalidade.
Numa altura em que o futsal feminino tem vindo a crescer e a lutar pelo seu espaço e em Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades, deixamos o sério aviso às pessoas que pretendem protagonismo, que procurem outros desafios, porque no futsal feminino estão a mais.

RESULTADO 5.ª JORNADA PROVA EXTRA

Pavilhão do V. S. C. Guimarães
Domingo, 20 de Maio de 2007, 20h30

Resultado Final
V. S. C. - 2 : 1 - ADERMogege

2007/05/17

5.ª JORNADA PROVA EXTRA

Pavilhão do V. S. C. Guimarães

Domingo, 20 de Maio de 2007, 20h30

V. S. C. vs ADERMogege

CAPITÃ BINA LESIONADA

No jogo do passado Sábado a capitã Bina lesionou-se, num lance em que sofreu uma entrada da guarda-redes adversária.
A lesão é no pé esquerdo e foi diagnosticada como sendo entorse, que apesar de ser de pouca gravidade, condicionará o seu regresso à equipa, por um período de cerca de 15 dias.
Com a garra e a determinação da atleta, estamos certos que regressará depressa.
Rápidas melhoras...

COMENTÁRIO 4.ª JORNADA PROVA EXTRA

AFINAL HAVIA OUTRA...
Afinal havia outra equipa, bem diferente daquela que jogou na 1.ª volta em Ribeirão.
Afinal a equipa que nos estava a habituar a um bom futsal e que vinha crescendo de forma, voltou neste jogo com o ACRS Ribeirão.
O jogo começou com a equipa da ADERMogege a complicar, jogando de forma lenta e previsível. A equipa visitante pouco ou nada fazia, tornando o jogo fraco. A aliar a tudo isto, numa dupla falta de atenção da guarda-redes Renelsa, a equipa da ACRS Ribeirão inaugurava o marcador. Parecia um filme já visto antes. Entretanto o treinador de Mogege mexeu na equipa e consequentemente a equipa tornou-se mais rápida e desiquilibradora. Não foi portanto de estranhar que Rachel fizesse o um igual e pouco depois França com dois golos fizesse o 3-1. Não terminaria a primeira parte sem que a capitã Bina marcasse o quarto golo e se lesionasse de seguida, tendo sido substituída e não tendo entrado mais no jogo.
A segunda parte começou com um bom golo de Lara, a que se seguiu mais um golo, o terceiro da conta pessoal, de França.
A equipa da casa, aos poucos, foi mostrando superioridade relativamente à equipa da ACRS Ribeirão, trocando bem a bola, jogando em pressão alta e fazendo rápidas transições defesa-ataque.
Numa excelente jogada individual, Sandra marcou um excelente golo, colocando o resultado em 7-1.
A equipa de Ribeirão apenas conseguia fazer remates de longe e foi num desses remates que marcou o segundo golo, numa bola que tabelou em Rachel e traiu a guarda-redes Renelsa.
O jogo terminou com o resultado final de 7-2.
Sauda-se o regresso da equipa de Mogege às vitórias e às boas exibições.

RESULTADO 4.ª JORNADA PROVA EXTRA

Pavilhão de Delães
Sábado, 12 de Maio, 15 horas

Resultado Final
ADERMogege - 7 : ACRS Ribeirão - 2

2007/05/11

PRÓXIMA ÉPOCA

Uma vez terminado o Campeonato Inter-distrital e numa altura em que faltam 3 jogos para terminar a Prova Extra A. F. Braga, a equipa técnica prepara já a próxima época, com o objectivo concreto de colocar a equipa de futsal feminino da ADERMogege novamente na disputa da Taça Nacional. Para tal, tem realizado prospecção de novos valores, tendo desde já assegurado atletas que muito irão surpreender.
Em breve faremos uma entrevista à equipa técnica, que continuará a ficar a cargo de Bruno Azevedo (treinador), Estrela Paulo (treinadora-adjunta) e Sónia Alves (delegada).

PLANTEL REDUZIDO

Com a equipa a disputar a 2.ª volta da Prova Extra da A. F. Braga, a lista de atletas lesionadas aumentou. À capitã Mila, que ainda se encontra a recuperar da intervenção cirúrgica aos ligamentos cruzados, juntaram-se agora Catarina, com suspeita de entorse de 2.º grau no joelho esquerdo e a Guarda-redes Marina, com suspeita de rotura na coxa esquerda.
Perante este cenário e face às dispensas já efectuadas, a equipa técnica conta apenas com 9 atletas disponíveis.

4.ª JORNADA PROVA EXTRA A.F. BRAGA

Pavilhão de Delães

Sábado, 12 de Maio, 15 horas

ADERMogege v ACRS Ribeirão

COMENTÁRIO 3.ª JORNADA

O jogo da 3.ª Jornada da Prova Extra da A. F. Braga entre o Maria da Fonte e a ADERMogege realizou-se no passado dia 03 de Maio, no Pavilhão da Póvoa de Lanhoso.
A equipa da casa entrou melhor no jogo, marcando logo aos 2 minutos, altura em que a equipa de Mogege ainda não tinha entrado no seu jogo. O golo mexeu com a equipa visitante que não conseguia fazer as transições defesa-ataque e que ao mesmo tempo falhava na marcação individual em meia-pressão.
O sistema defensivo apresentado pela ADERMogege obrigava a um confronto directo entre 2 jogadoras (1x1), o que forçava o virtuosismo técnico e o individualismo por parte do Maria da Fonte.
Tendo a equipa da casa jogadoras bem dotadas tecnicamente e face aos constantes desacertos da ADERMogege, a equipa foi para o intervalo a perder por 3-0.
Na segunda parte, a irregularidade da equipa de Mogege manteve-se, pese embora as 4 bolas que enviou aos postes e trave.
A equipa do Maria da Fonte manteve o seu bom futsal, construindo boas jogadas e ampliando assim a vantagem, que se fixou em 7-0.
Apesar de ter feito um jogo fraco, mais uma vez a equipa da ADERMogege pode queixar-se da falta de sorte (marcando 2 auto-golos).
Uma palavra para o público que se deslocou desde Mogege e que abrilhantou o jogo com cânticos de incentivo, mesmo quando o jogo estava perdido.

3.ª JORNADA DA PROVA EXTRA

Pavilhão da Póvoa de Lanhoso
Sábado, 03 de Maio de 2007, 20h30

Resultado Final
S. C. Maria da Fonte - 7 : ADERMogege - 0

2007/05/04

COMENTÁRIO 2.ª JORNADA PROVA EXTRA

No passado dia 21 de Abril de 2007 jogou-se a 2.ª Jornada da Prova Extra em Futsal Feminino. No entanto, decorriam cerca de 18 minutos do 2.º tempo quando o jogo foi dado por terminado pela equipa de arbitragem, quando o resultado marcava 0-2.
O primeiro tempo decorreu com normalidade, com as duas equipas ao mesmo nível e a praticarem bom futsal. A equipa do Vitória marcou o 0-1 por Filipa e a equipa de Mogege tentou nos últimos 5 minutos da primeira parte mudar o resultado, não conseguindo mas superiorizando à equipa de Guimarães no futsal praticado, nomeadamente na excelente troca de bola.
No segundo tempo e com o resultado desfavorável a equipa de Mogege tentou empatar a partida mas as sucessivas faltas adversárias não permitiam a prática de contínuas trocas de bola. Assistia-se a um domínio da equipa da casa, perante um Vitória que voltaria a marcar fruto da inspiração de uma atleta (Sandra C.) que com um excelente remate de longe colocou o resultado em 0-2.
Seguiu-se novo domínio da equipa do Mogege, que mostrou alguma ineficácia atacante, falhando dois golos frente à guarda-redes vitoriana.
A equipa do Vitória continuava a permitir trocas de bola sucessivas, que só eram travadas através de falta, não sendo portanto de estranhar que a meio da primeira parte a equipa do Vitória atingisse a 5.ª falta, que foi cometida dentro da grande área e marcada a consequente grande penalidade, aliás bastante contestada pela equipa visitante, nomeadamente pelos responsáveis técnicos presentes no banco.
Sandra viria a falhar a penalidade e na sequência gerou-se alguma confusão durante os festejos vitorianos, tendo o árbitro admoestado uma atleta no banco e chamado a atenção da treinadora da equipa do Vitória. Não muito tempo depois gerou-se bastante confusão, com o arbitro a dar ordem de expulsão à referida treinadora e com esta a não querer sair do local. A restante equipa técnica tentou acalmá-la mas entre agarrões e empurrões a treinadora tentou agredir o arbitro, que deu desde logo por terminado o encontro.
As atletas recolheram imediatamente ao balneário sendo que a treinadora de Guimarães ainda causou alguns estragos no pavilhão, tendo até partido um vidro.
Lamentam-se estas situações, que em nada dignificam os intervenientes e a modalidade. Numa altura em que todos somos poucos para elevar o futsal feminino, nada podemos fazer perante situações destas, que ultrapassam tudo o que possa ser razoável, principalmente porque os exemplos devem ser dados por quem dirige as atletas.
Queremos acreditar que não passou de uma situação pontual pois o Vitória de Guimarães é uma grande instituição e merece o respeito de todos.
Quanto aos três pontos em disputa, que perante isto ficaram para segundo plano, ficam para decisão do organismo competente.
Uma última palavra para o público, que se portou convenientemente, apesar dos tristes acontecimentos.

CADA VEZ MELHORES...