2007/10/16

UMA QUESTÃO DE MOTIVAÇÃO...

Conseguir treinar uma equipa rumo ao sucesso é cada vez mais um enorme desafio.

Abraçar um nome, apresentar um projecto, criar uma equipa, e fazê-la crescer, não é fácil. É preciso alimentá-la, dar-lhe condições para que evolua e se aperfeiçoe nos tempos previstos e considerados, é preciso que todos se unam em busca do mesmo objectivo.

Os líderes precisam de saber remover os obstáculos que se vão colocando à equipa, liderando com afectividade e com uma das mais importantes ferramentas, que é o diálogo.

Vários são os factores que se colocam como preponderantes para o equilíbrio daqueles que se dirige, mas o grande factor é a motivação e a forma como esta é gerida. Se a motivação é forte e o grupo está unido, então há equipa. A mentalidade forte, que é ganha através da motivação, é transportada para todas as acções e torna as atletas mais fortes em cada dia que passa, em cada treino, em cada jogo.

Numa equipa, as atletas vestem todas a mesma camisola, mas nunca devemos esquecer que por baixo dessas camisolas iguais estão simplesmente pessoas… com pensamentos, crenças e até problemas diferentes. É dentro desta, chamemos-lhe desigualdade, que temos de conseguir encontrar a igualdade, para que as partes se transformem num todo, no todo que é capaz de chorar e rir em conjunto, no todo que é capaz de dar tudo pela causa que defende.

No fim, só podemos estar orgulhosos, porque se todos dividirem o sacrifício, a vitória também será partilhada, onde, tal como nos diz José Carlos Silva (Universidade de Mackenzie) “todos ganham: ganha quem joga, ganha quem está no banco, ganha quem torce…”.

Bruno Azevedo

(Treinador ADERMogege)

Estrela Paulo

(Treinadora-adjunta ADERMogege)


3 comentários:

Anónimo disse...

É isso aí. Gostei de ler.
Só é preciso que haja mais gente como vocês, que se preocupam com as atletas e sua motivação.
A galera motivada pode fazer coisas bonitas e até surpreender meio mundo.
Tou vendo que aí em Portugal se trabalha a motivação. Muito bem porque esse é o caminho.
Já fiz um trabalho sobre motivação com uma equipe do interior de São Paulo e aí percebi o quanto é importante no esporte.
Boa sorte e sucessos pra equipe.

Anónimo disse...

fez muito bem em nao ter dito o que tinha no blog. A lagrima ficou no canto do olho...nao tho mt mais a dizer, vou fazendo no dia a dia. è um orgulho jogar nesta equipa mesmo que veja os jogos da bancada.

Anónimo disse...

SE QUISERMOS CHEGAR A UM LUGAR ONDE A MAIORIA NÃO CHEGA, PRECISAMOS DE FAZER ALGO QUE A MAIORIA NÃO FAZ.

CADA VEZ MELHORES...